Muita gente já tem ouvido a história e está se apaixonando por Maia e Guida, as duas elefantas viveram por décadas em um circo na Bahia e ficaram por outro tempo confiscadas no interior de Minas Gerais. Mas agora, finalmente, terão a paz e o cuidado que merecem. As elefantas, de idade avaliada em 44 anos (Maia) e 42 anos (Guida) já estão em Mato Grosso desde outubro e seu novo lar é o Santuário dos Elefantes.
O Santuário dos Elefantes é uma organização sem fins lucrativos, organizada desde 2010 pela ONG EplephantVoices e outras entidades, como a Scott e Kat Blais, que se uniram ao objetivoe em 2012, defensoras dessa nobre causa no Brasil. A área da fazenda que abrigará elefantes de toda a América Latina é de 1,1 hectares e fica em Chapada dos Guimarães. Toda a estrutura foi pensada para receber com atenção e proporcionar o tratamento físico e emocional do elefantes pós o período de cativeiro.
Desde 2009, há lei no Brasil que dificulta proíbe a importação de animais para atividades em circos, porém, de lá pra cá a preocupação tem se tornado outra: para onde vão esses animais? Especialistas defendem que zoológicos, por melhores que sejam suas instalações, não são boa opção, visto que a qualidade de vida dos animais fica comprometida pelo isolamento em que vivem os animais.
Em alguns deles que encontramos em situações críticas, é possível perceber, a olho nu, o abalo emocional, por meio de movimentos repetitivos da cabeça e do corpo, e comportamento diferente dos elefantes que vivem na natureza. O santuário é um local criado e estruturado para dar proteção a esses animais", disse Junia Machado ao portal de notícias UOL. Junia é presidente e uma das idealizadores do projeto do Santuário e afirma que o espaço?terá estrutura para receber até 50 elefantes. Saiba mais em www.santuariodeelefantes.org.br