(65) 3055-2882

Notícias

REFORMA NOS PONTOS TURÍSTICOS DE CUIABÁ MT


Faltando um ano para o início da Copa do Mundo de 2014, Cuiabá, uma das sedes dos jogos do mundial, ainda está se preparando para receber os turistas. Na capital mato-grossense, os pontos turísticos ainda devem passar por reformas nos próximos meses até a data em que começa a competição. Projetos de revitalização de prédios públicos e a implantação de um city tour ainda estão apenas no papel.

De acordo com o secretário municipal de Turismo, Marcus Fabrício Nunes, existem projetos que devem ser desenvolvidos por parte da Secretaria Municipal de Turismo de Cuiabá, como a revitalização de alguns trechos turísticos, museus e áreas próximas ao Rio Cuiabá. As propostas ainda estão em fase inicial, buscando recursos municipais.

“Nossa ideia é tentar implementar novos restaurantes nessa região da Beira Rio, já que é um ponto turístico conhecido. Também queremos construir uma ciclovia entre a Ponte Nova até a Ponte Júlio Müller, além da revitalização e construção de cais no rio”, disse

Aquário em reforma
Atualmente, dois pontos turísticos da capital localizados às margens do Rio Cuiabá estão recebendo reparos para a Copa de 2014. O Aquário Municipal e o Museu do Rio estão sendo revitalizados pela Prefeitura. Outros pontos turísticos como museus e igrejas históricas ainda não têm nenhuma reforma prevista pela administração, conforme informação da Secretaria Municipal de Turismo.

O Aquário Municipal abriga pouco mais de 50 espécies de peixes de água doce, como dourado, jaú e pacu, que estão distribuídos em seis aquários. No entanto, a unidade está fechada desde o ano passado para reforma e troca da estrutura que abriga os aquários.

O Museu do Rio também passa por mudanças e deve receber três novas salas temáticas. Os três locais seriam para divulgação de artesanato, música e danças tradicionais cuiabanas. Antigamente, o prédio em que hoje funciona o museu servia como ponto comercial e feira livre. Atualmente o Museu do Rio abriga um restaurante de comidas típicas, exposições e lojas de artesanato. O Museu do Rio e o Aquário Municipal estão localizados na Avenida Beira Rio, Bairro do Porto.

Museu de Arte Sacra abriga antiguidades da
arquidiocese. (Foto: Júlio Rocha/Secom-MT)

Turistas que visitam Cuiabá nos finais de semana, no entanto, encontram as portas fechadas em alguns pontos turísticos. O problema, de acordo com o secretário Marcus Fabrício, seria a falta de segurança nos locais e o quadro reduzido de funcionários.

Cuiabá tem um Centro de Atendimento ao Turista que funciona regularmente na Praça Rachid Jaudy, no centro da cidade. O local possui funcionários que falam três idiomas (inglês, espanhol e japonês), recebendo turistas apenas de segunda a sexta-feira em horário comercial. Conforme o coordenador do CAT, Felipe de Oliveira Campos, atualmente os turistas que mais procuram o local são estrangeiros.

“Eles vêm procurando informações sobre gastronomia, culturais, até para pegar ônibus e ir para outros pontos da cidade. A previsão é de que até julho teremos mais funcionários para poder trabalhar durante o final de semana e em feriados”, disse Campos ao G1.

City tour
Um projeto já anunciado e que ainda não saiu do papel  é a implementação do projeto de city tour na capital mato-grossense. A proposta é adquirir três veículos para transportar turistas e levá-los a atrações da capital, como igrejas históricas e museus. Cada veículo deve custar cerca de R$ 550 mil e eles seriam mantidos pela prefeitura. Outro passeio previsto é levar os turistas para conhecer municípios vizinhos da capital, como Chapada dos Guimarães, Poconé Santo Antônio do Leverger e Barão de Melgaço.

Outro ponto de visitação que atraía muitos turistas mas que atualmente está fechado para visitação é o Complexo da Salgadeira, localizado na rodovia MT-251 (Emanuel Pinheiro), próximo ao Parque Nacional de Chapada dos Guimarães. O acesso às cachoeiras e à área verde da região está fechado desde 2010, após uma decisão judicial. O motivo seria que o Complexo da Salgadeira apresenta problemas ambientais e era explorado de forma desorganizada com construções irregulares em áreas de preservação ambiental. Existe, no entanto, um projeto de revitalização da Salgadeira que está sendo avaliado pela Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo (Secopa).

 Fonte: G1 MT

Conteúdo relacionado